A Fundação MO'Ã e o Ibama devem visitar nesta quarta (12/08) o Escritório da Cidade, em Santa Maria para apresentar propostas de criação de unidades de proteção ambiental na cidade.
O Ibama retoma uma ideia antiga de estruturar a Área de Proteção Ambiental (APA) do Vacacaí-Mirim, um espaço de cerca de 3 mil hectares nos arredores da barragem do DNOS e que incluiria parte do território de Itaara e São Martinho da Serra.
A Fundação MO'Ã apresentará a proposta de criação de uma reserva particular, numa área da Igreja Episcopal Anglicana. As duas iniciativas pretendem, durante a visita ao Escritório da Cidade, conseguir mais informações sobre trâmites legais para a criação das áreas ambientais e discutir o papel e o interesse do município na concretização desse sonho.
O chefe do escritório do Ibama em Santa Maria, Tarso Isaia, explica que, no caso da Área de Proteção Ambiental do Vacacaí-Mirim será preciso uma série de regras especiais na utilização do espaço para garantir a biodiversidade e o próprio equilíbrio ambiental da região. Isso não significa que as pessoas que vivem naquela área terão de deixar suas casas, mas precisarão, sim, aprender a usá-la sustentavelmente.
(Por Bruna Porciúncula, Diário de Santa Maria, 11/08/2009)