Empresa fechou duas minas, uma em Rio Fortuna e outra em Santa Rosa de Lima, na última terça-feira (28/07)
O fechamento de duas mineradoras de fluorita, da empresa Nitro Química, pegou de surpresa os 180 funcionários e a população de Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna. A decisão foi anunciada na última terça-feira, 28 de julho. De acordo com o funcionário da mineradora, Irineu Roecker, nenhum esclarecimento foi dado. “Simplesmente nos demitiram e as portas da empresa foram fechadas”, conta Irineu.
O prefeito de Rio Fortuna, Sílvio Heidemann, também se manifestou diante do problema. “Ficamos sabendo do fechamento por um funcionário que faz o transporte terceirizado para a mineradora. Estamos comprando caminhões para a prefeitura, então ele nos procurou para vender os caminhões dele e nos contou que a empresa estava fechando no município. Foi uma surpresa muito ruim para nós”, lamenta Sílvio.
“Isso para nós é um atraso muito grande. Muitas famílias dependiam daquele emprego e largaram a atividade no campo pela promessa de um serviço com salário garantido”, lembra o prefeito. “Acredito que isso não afeta só Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, mas, toda a região, afinal de contas são muitas pessoas que perderam seus empregos”, analisa Sílvio.
Em nota, a assessoria da empresa Nitro Química afirma que o grupo decidiu interromper as linhas de produção de ácido fluorídrico e de fluoreto de alumínio. Concentrando sua atividade industrial na produção de nitrocelulose e de ácido sulfúrico, na fábrica localizada em São Miguel Paulista, no estado de São Paulo. Por isso, desativou as atividades de mineração e beneficiamento de fluorita, nas cidades de Morro da Fumaça, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. A Companhia Nitro Química Brasileira ainda agradeceu o empenho de seus colaboradores nessas atividades ao longo de mais de 20 anos de atuação.
(Folha do Vale, 31/07/2009)