A vereadora Carine Frassoni, do PMDB, presidente da Comissão Especial de Energia Eólica, juntamente com os vereadores Glauber Lima, vice-presidente, e Nelmo Oliveira, relator, preocupada com a realização do leilão para a venda de energia eólica para o Governo Federal, marcado para o dia 25 de novembro próximo, encaminharam um ofício ao Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão.
Através do mesmo, os integrantes da comissão, manifestam a preocupação de que não venha ser alterada a data para o leilão, por entender da grande alternativa sócio econômica que representa para Sant`Ana do Livramento e região a instalação dos parques eólicos, principalmente com a real possibilidade de duas empresas virem construir em Sant'Ana do Livramento.
A vereadora Carine Frassoni manteve contatos em Porto Alegre, com o deputado Alberto Oliveira, em julho, quando realizou várias audiências na capital, onde mostrou ao presidente da Comissão de Energia Eólica da Assembleia Legislativa, o que significa a construção dos parques eólicos para alavancar o crescimento e desenvolvimento da cidade.
A grande preocupação da vereadora Carine Frassoni é que a data de 25 de novembro venha a ser transferida, pois caso contrário, dificilmente será realizada neste ano, por tratar-se de término do ano corrente, por isso sua apreensão, e os contatos estão sendo mantidos, através de ofício, para garantir a realização do leilão no final do mês de novembro.
Além de manifestar a preocupação das autoridades locais e da Comissão Especial de Energia Eólica, a legisladora está buscando agendar uma audiência com o ministro Edson Lobão e, para isso, manteve contatos telefônicos com a assessoria do ministro, em Brasília, para levar pessoalmente os anseios da comunidade santanense. Também mostrar o que significa, em termos de desenvolvimento, desde a geração de empregos na construção dos parques eólicos até os royaltes que serão transformados em impostos para a arrecadação municipal, é o que espera a vereadora santanense.
(A Platéia, 11/08/2009)