O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Gilmar Sossella (PDT), esteve no último sábado (08/08) em Linha Sérvia, no interior do município de Barão de Cotegipe, visitando o Projeto Arboreto Alto Uruguai.
O Arboreto foi criado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, na área rural do município. Ele é utilizado em atividades de educação ambiental da Escola, por meio do Programa de Parceria Educação Ambiental - “Educar para preservar”, que vem sendo realizado desde 1995.
Conforme Valdecir Balestrin, atual Secretário da Agricultura e idealizador do projeto na época em que foi diretor e professor da Escola São José, o Arboreto Alto Uruguai é uma área com coleção de árvores plantadas para fins diversos, tais como estudos científicos, exibição ao público, fornecimento de sementes, conservação de espécies raras, lazer, divulgação de conhecimento, abrigo para fauna, etc. Ele conta com um acervo de 130 espécies de árvores, sendo a maioria delas nativas no Brasil, mas também é significativa a coleção de árvores exóticas.
Além do Secretário da Agricultura, lideranças da cidade acompanharam a visita do parlamentar, como o prefeito da cidade Vladimir Luiz Farina (PP), presidente do PDT, Célio Glacominel, coordenador do PDT, Alencar Loch e o ex-prefeito, Cleimar da Rosa.
Sossella fez questão de conhecer o projeto por ter sido criado dentro de uma escola do governo Leonel Brizola. O deputado inclusive, criou um projeto de lei para transformar em patrimônio histórico e cultural o prédio e a área pertencentes à Escola Estadual de Ensino Fundamental São José. A proposta aguarda manifestação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), para continuar tramitando no parlamento gaúcho.
Após a visita, Sossella reforçou: “O projeto Arboreto é um manancial para a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos”, concluiu o deputado.
(Por Antonio Grzybovsk, com colaboração de Xaene Pereira, Ascom AL RS, 10/08/2009)