Febre de oropouche é transmitida pelo mosquito maruim. Mais de 600 pessoas apresentaram os sintomas em Mazagão
Uma febre tropical reapareceu após 26 anos na cidade amapaense de Mazagão, e mais de 600 pessoas podem ter sido infectadas desde março, segundo informações do secretário municipal de Saúde, José Monteiro. Amostras de sangue foram colhidas e enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, e 29 casos foram confirmados como sendo da febre de oropouche.
Os sintomas da doença são febre alta, calafrios, dor no corpo, cefaleia, entre outros. Ela costuma ser superada somente com repouso e hidratação. “Não há um remédio específico”, aponta o secretário municipal. “Nosso município tinha um índice alto de malária, mas fizemos os exames e concluímos que era a febre de oropouche”, explica Monteiro.
Entre março e fevereiro, 627 pessoas tiveram os sintomas da doença tropical. Em julho, foram menos de dez casos, segundo o secretário. Não houve mortes. Ele afirma que a situação está sob controle no município. No caso do surto de Mazagão, foi identifcado que o vírus da febre de oropouche foi transmitido por picadas do mosquito maruim (Culicoides paraensis). Para combater a disseminação da enfermidade, foi feita uma limpeza e pulverização de veneno contra o inseto.
(Por Dennis Barbosa, Globo Amazônia, 07/08/2009)