A chuva contínua trouxe medo e preocupação aos moradores do bairro Agronomia, na zona Leste de Porto Alegre. Desde o início da madrugada de sábado (08/08), eles acompanharam apreensivos a elevação do volume da água na nascente do arroio Dilúvio. Casas que ficam no Beco dos Herdeiros tiveram os quintais invadidos, e a rua foi tomada pelas águas gradativamente.
'Vou perder tudo novamente. O que foi possível já coloquei nas alturas para evitar que seja atingido pelas águas', disse uma das moradoras, com a água já na porta da casa. Outra vizinha já estava com a residência ilhada. 'Não dormi com medo que a casa ficasse inundada. É apavorante', afirmou Tatiana.
A dona de casa Geci, de 50 anos, que reside há 30 na região, lembrou que os prejuízos são incontáveis. 'A situação é desanimadora. Cada vez que isso ocorre, o governo diz que vai mudar as coisas, mas nada de concreto até agora', relatou. A água começou a reduzir quando moradores fizeram uma limpeza. Mesmo assim, muito lixo arrastado pela água ficou nas ruas.
(Correio do Povo, 10/08/2009)