O transbordamento do arroio Capivari inundou sete das 32 moradias da Vila Capivari, em Ipanema, na manhã de sábado (08/08). Ainda na noite de sexta-feira, os moradores começaram a erguer móveis e utensílios de cozinha, temendo que fossem arrastados pelas águas. Morador do local há 30 anos, o porteiro Adão Sírio de Souza, 57, disse ter perdido a noção de quantas vezes a casa foi atingida por enchentes. 'Sempre que chove com intensidade, o arroio transborda', afirmou.
Além do lixo descartado no arroio, árvores que caíram durante a madrugada obstruíam a passagem da água. O transbordamento também atingiu a avenida Tramandaí e a rua Gávea. Um Escort que estava estacionado na rua Gávea ficou acavalado sobre galhos de árvores, lixo e toras de madeira arrastados pelas águas. No final da manhã, era possível avistar cadeiras, baldes, garrafas PET e sacos de lixo boiando no arroio Capivari.
Na vila Nossa Senhora das Graças, no Cristal, um valão transbordou, alagando casebres e a rua Coronel Claudino. Durante a manhã, agentes da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil estiveram no local avaliando a situação. No bairro Agronomia, na zona Leste, quatro casas foram invadidas pelas águas.
(Correio do Povo, 10/08/2009)