Os bombeiros tiveram que resgatar um bebê e mais três pessoas de uma caminhonete que ficou ilhada na rua Voluntários da Pátria
A chuva ininterrupta que atingiu a Capital desde sexta-feira exigiu prudência dos motoristas, trabalho intensificado das equipes de bombeiros e da Defesa Civil e paciência dos moradores. Na rua Voluntários da Pátria, perto do viaduto de acesso à ponte do Guaíba, os bombeiros resgataram neste domingo à tarde (09/08) uma família de quatro pessoas, incluindo um bebê de oito meses, cuja caminhonete Pajero apagou dentro d’água. Na zona Sul da cidade, as ruas estavam alagadas e quase intransitáveis e pessoas lutavam para que a água não invadisse as casas.
Os bombeiros efetuaram o salvamento de dois moradores de rua que ficaram presos sob uma das pontes do arroio Dilúvio, na esquina das avenidas Ipiranga e Azenha. Entre às 21h de sexta e às 14h de domingo, os bombeiros receberam 89 chamados, a maioria relacionada com a chuva.
No bairro Hípica, o transbordamento de açude em uma propriedade particular fez a água invadir a pista e as casas do entorno. Na tarde de ontem, Márcio Soares e Guilherme Sena, moradores da avenida Juca Batista, colocavam tábuas e pedaços de telhas nos portões, na tentativa de evitar que a água chegasse até as residências. 'Moro aqui há 34 anos e é sempre a mesma história quando chove', lamentou Márcio.
Os moradores do local reclamaram que a estrutura do sistema de esgoto está saturando com a chegada de novas construções. 'Muitos loteamentos estão sendo erguidos nesta área e isso nos preocupa, porque a situação em dias de chuva forte será ainda pior', disse Guilherme. Também na Juca Batista, no Loteamento Vila Urubatan, uma cratera se abriu na pista, junto à esquina da rua Celestino Bertolucci. O trecho foi isolado e os motoristas precisaram de atenção redobrada. Ainda na Celestino Bertolucci, a poucos metros do buraco, um bueiro estourou e a força da água rompeu as lajes da calçada, formando um chafariz. A quantidade de água era tanta que impediu a passagem a pé da rua.
Na avenida Tramandaí, o nível de água do arroio Cavalhada, que transbordou sábado de manhã, havia diminuído, mas o lixo trazido pelas águas invadiu a pista, atrapalhando a passagem de veículos. Os próprios moradores tentaram retirar o excesso de lixo da rua.
(Correio do Povo, 10/08/2009)