O projeto de instalação da unidade industrial da Suzano Papel e Celulose no Maranhão deve ser anunciado, oficialmente, pelos investidores, dia 26, ocasião em que será assinado pela governadora Roseana Sarney o decreto que declara o empreendimento de relevante interesse para o estado. A data foi previamente agendada na manhã dessa quarta-feira (05/08), durante reunião dos executivos do grupo com o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Maurício Macedo, em seu gabinete, na sede da Sinc.
Com investimentos de cerca de R$ 3 bilhões, a Suzano irá construir uma unidade industrial com capacidade para produzir 1,3 milhões de toneladas de celulose/ano, com entrada em operação prevista para 2013. O projeto, quem inclui a formação de uma base florestal para atender à fábrica, deve gerar cerca de quatro mil empregos, entre diretos e indiretos, durante a fase de implantação.
Em reunião com Maurício Macedo, o executivo da Suzano, Luiz Antônio Cornacchioni (Relações Institucionais), falou sobre o cronograma de trabalho do projeto e os próximos passos a serem seguidos. "Agora estamos na fase de formação da nossa base florestal que é a mais importante nesse momento", informou Luiz Cornacchioni.
De acordo com o secretário, Maurício Macedo, as reuniões com os representantes da Suzano vão ser intensificadas ainda mais. "Nós vamos formar um grupo de trabalho com a Suzano para acompanhar a implantação do projeto, a exemplo do que já vem sendo realizado com a Petrobras para a implantação da Refinaria Premium, em Bacabeira", afirmou Maurício Macedo, enfatizando que o projeto da fábrica de celulose também é de grande importância para a economia do estado.
O licenciamento ambiental do projeto é também outro processo em andamento. "Estamos na fase de licenciamento das áreas. Já temos um termo de referência aprovado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e começando a elaborar o Estudo de Impacto Ambiental", disse o executivo, adiantando ainda que, em algumas semanas serão iniciados os processo de licenciamento ambiental da unidade industrial e, em seguida, do projeto de um porto a ser construído em São Luís.
A construção da unidade de produção de celulose do Grupo Suzano no sul do Maranhão deve ser iniciada em 2011. O projeto todo abrange as áreas de Imperatriz, Porto Franco e Açailândia, onde já existem florestas disponíveis, infraestrutura e sistema de logística para o empreendimento.
(O Progresso / Fórum Carajás, 07/08/2009)