O desenvolvimento da oceanografia no Brasil, os efeitos da exploração predatória dos recursos pesqueiros, o poderio geopolítico sobre águas nacionais, a pesca em águas profundas e as novas estratégias para assegurar alimentação e renda são alguns dos temas em discussão no segundo volume da Coleção Oceanos – Origens, transformações e o futuro, edição especial em quatro volumes da revista Scientific American Brasil (Duetto Editorial). A coleção apresenta, em linguagem acessível, uma ampla visão sobre a exploração dos recursos marinhos, as ameaças aos ecossistemas, os riscos sociais e as perspectivas sobre o futuro dos oceanos.
Os artigos deste segundo número de Oceanos, Geopolítica, pesca e riquezas marinhas, foram produzidos por pesquisadores ligados a instituições nacionais e internacionais como o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) e United Nations Environment Programme (UNEP-ONU), entre outros, oferecendo ao leitor uma enorme diversidade de informação sobre projetos e desafios sustentáveis, utilizando ciência e tecnologia para explorar os benefícios dos oceanos, sem comprometer essa potencialidade.
Dividida em quatro volumes, a Coleção Oceanos apresenta uma abordagem com especial atenção aos santuários, tesouros e potencialidades da costa brasileira. Os desafios à preservação da biodiversidade, as riquezas ocultas sob as águas, as alterações ambientais que afetam o equilíbrio marítimo, a contribuição dos mares para a geração de energia e produção de alimentos, entre outros temas, são apresentados em mais de 40 artigos inéditos, em sua maior parte. Os textos são ilustrados por belas imagens, acompanhados de gráficos e diagramas que facilitam a compreensão dos conteúdos abordados.
O primeiro volume aborda o papel dos oceanos nas mudanças ambientais da atualidade e o segundo analisa o jogo de interesses e estratégias por trás das disputas econômicas, políticas e militares sobre as águas. Já o terceiro volume relata a trajetória da oceanografia e revela os bastidores e descobertas de algumas das principais áreas de pesquisa. Por fim, o volume quatro apresenta as conquistas nacionais na exploração petrolífera, com destaque para o pré-sal, e um panorama dos desafios ambientais relacionados à poluição marinha e das alternativas energéticas que o avanço do conhecimento sobre os oceanos poderá oferecer.
Todos os textos são acompanhados de sugestões de livros, artigos, sites e outras referências para o leitor interessado em se aprofundar nos assuntos tratados. A coleção Oceanos – Origens, transformações e o futuro tem circulação nacional.
(Contribuição por E-mail, 27/07/2009)