Responsável pelas soluções tecnológicas de Porto Alegre, a Procempa também está participando do processo de Consulta Popular sobre o Pontal do Estaleiro Só. Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), responsável pelos dados eleitorais - tais como locais de votação e eleitores -, a Procempa elaborou a lista de votação, que estará presente em todas a 330 mesas eleitorais e que irá garantir o direito primordial do cidadão: o voto.
A Procempa também elaborou o formulário de inscrição dos mesários. Os servidores do Executivo que irão trabalhar como mesários preencheram o formulário que estava a disposição na intranet da Prefeitura. O mesmo programa criado para servir de suporte para as inscrições foi utilizado para a distribuição dos eleitores pelas 89 zonas de votação. O software VOT foi desenvolvido pela companhia inspirado no processo de votação para Conselheiros Tutelares do município, quando um programa semelhante foi desenvolvido pelos técnicos.
Encerrada a votação, a Procempa vai garantir a apuração dos votos, por meio de um software desenvolvido na empresa. Os disquetes serão lidos no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado. Além de processar os votos e calcular resultados, o software garantirá a consistência da votação, evitando fraudes e reforçando a legitimidade do resultado.
A infraestrutura do local de apuração também terá o selo Procempa. Computadores estarão à disposição da Comissão Eleitoral para monitorar e contar os votos. O programa de apuração dos votos também atualizará na internet a contagem, colocando a população diretamente em contato com o processo, voto a voto. Ao fechar as urnas, o software ainda compila as informações para o boletim que precisa ser gerado e anexado às atas de eleição.
Colaboraram na criação e desenvolvimento do programa o analista de negócios Marco Aurélio Colnaghi Vargas, as analistas de sistemas Maria Celia Souza Merello e Maria Inês Acauan Lorentz, os desenvolvedores Carlos Frederico Schrage, César Bridi e Paulo Ricardo Lopes e os supervisores Antonio Carlos Etges e Luiz Alberto Nascimento.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 06/08/2009)