Diretoria da Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul propõe para Berfran alterações na lei ambiental
O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, recebeu nesta quarta (05/08) do diretor secretário da Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Atargs), Mario Limberger, sugestões de mudanças nos licenciamentos ambientais de depósitos de agrotóxicos e de postos de recebimento de embalagens vazias. Os documentos foram entregues no final do primeiro dia do curso de licenciamento ambiental para técnicos agrícolas promovido por intermédio de convênio firmado pelo governo do Estado, através da Sema/Fepam, com a Atargs. O curso teve início no auditório do Irga e prossegue nesta quinta (6) e sexta-feira (7) na Sema.
Entre as propostas da associação, constam alterações no licenciamento sobre as distâncias de depósitos de agrotóxicos de residências, de escolas e de hospitais. Segundo Limberger, as regras atuais estão inviabilizando os pequenos e médios empresários, que são a maioria no RS, de manter seus depósitos em zonas urbanas. Já as empresas que se instalam nas zonas rurais estão sendo alvo de assaltos.
Com o uso de tecnologias, a associação acredita que é possível, por exemplo, controlar o odor dos venenos. O presidente da Atargs, Celestino Munare, declarou que se não houver uma flexibilização nos licenciamentos, as revendas terão de fechar, o que aumentará a clandestinidade. Além disso, sugeriu que o governo do Estado facilite a construção de postos de recebimento de embalagens vazias, já que o envio até as Simbalagens é onerosa demais. “Nos ajudem a encontrar uma saída para continuarmos produzindo comida no Rio Grande do Sul”, apelou Munare ao secretário.
Berfran afirmou ser possível conciliar desenvolvimento com a preservação ambiental e comprometeu-se a discutir o tema, através de reunião com a presença da diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, Segundo ele, a missão da Sema e do governo Yeda é a construção de alternativas conjuntas.
O encontro contou com a participação do secretário-adjunto da Sema, Niro Afonso Pieper - que apresentou aos técnicos agrícolas a política ambiental implementada pelo governo do Estado através da Sema -, do diretor do Defap, Rafael Ferreira, do chefe de Gabinete da Sema, Giancarlo Tusi Pinto, e de mais de cem técnicos agrícolas, entre eles, os prefeitos de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, e de Nicolau Vergueiro, Danilmar da Costa.
(Por Maria Cláudia Vasconcellos, Ascom SEMA-RS, 06/08/2009)