O Ibama/AM, com apoio do Batalhão Ambiental da Policia Militar do estado do Amazonas, autuou os responsáveis por depósito e venda de 207 m3 de madeira em toras e 82 m3 de madeira serrada sem cobertura do Documento de Origem Florestal.– DOF.
A diligência foi realizada no âmbito das ações de fiscalização da Operação Kaaetè (Floresta-em-pé), desencadeada pela Divisão de Controle e Fiscalização - Dicof. A Operação Kaaetè tem como objetivo combater o desmatamento e a exploração ilegal de madeira nos municípios que correspondem à fronteira agrícola – arco do desmatamento – no sul estado do Amazonas.
Toda madeira foi apreendida e confiada à Prefeitura Municipal de Apuí/AM para depósito. Em decorrência das ações de fiscalização das grandes operações do Ibama nessa região, e de campanhas como a Guardiões da Amazônia, o desmatamento no estado vem se reduzindo significativamente ao longo dos anos.
A diminuição dos níveis de desmatamento em todo o Estado coincide com a queda do desmatamento nesses municípios. Pode-se observar que a destruição no estado do Amazonas foi reduzida em aproximadamente 60% no período de 2003 a 2008. Os dados para a análise são obtidos através do projeto Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite - Prodes, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais - INPE - http://www.obt.inpe.br.
Em 2008, o município de Lábrea/AM entrou na listra do MMA como um dos 36 município que mais desmataram na Amazônia. Os intensos trabalhos de controle do desmatamento e exploração ilegal de madeira em Lábrea resultaram na queda considerável dos índices de destruição da floresta, que apontaram redução de 48,5% de 2006 para 2007 e de 70% de 2007 para 2008, após a campanha e as operações Guardiões da Amazônia (dados Dicof/AM).
(Ascom Ibama, 06/08/2009)