Laboratório gaúcho passa a aguardar o credenciamento oficial e o envio de matéria-prima para testes
A equipe técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aprovou a realização de exames da gripe A no Laboratório Central do Estado (Lacen). Os testes vinham sendo feitos na Fiocruz (Rio de Janeiro), nos laboratórios Adolfo Lutz (São Paulo) e Evandro Chagas (Pará), e no Lacen do Paraná. Agora, a Secretaria da Saúde aguarda o credenciamento oficial do Lacen no Ministério da Saúde e o envio da matéria-prima necessária para o procedimento, conhecido como RT-PCR (Polimerase em Cadeia em tempo real). O material e os kits utilizados no exame são importados, com valor custeado pela Organização Mundial da Saúde.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, o tempo de espera para os resultados dos exames no Lacen gaúcho será de 48 horas. Devido à grande demanda pelo teste e o número limitado de laboratórios credenciados para sua realização no Brasil, as confirmações de casos de gripe A têm demorado mais de dez dias.
Nesta quarta (05/08), as secretarias municipais da Saúde começaram a receber formulários para dispensação do Tamiflu, o antiviral utilizado no tratamento de pacientes com o vírus H1N1. Agora o medicamento só poderá ser reposto com informações pessoais dos pacientes tratados, data do início dos sintomas e indicação do grau de gravidade do quadro clínico. As informações deverão ser encaminhadas semanalmente para o Gabinete de Gerenciamento da Gripe A e serão utilizadas para a reposição do medicamento. As pastas estaduais de Saúde somam 131 mortes pela gripe A. O Ministério da Saúde confirma 96 mortes até 1º de agosto.
(Correio do Povo, 06/08/2009)