Mesmo com resultados satisfatórios até o momento, Administração Municipal alerta população sobre a importância da separação dos detritos
O acúmulo de lixo é uma das preocupações da municipalidade. Para solucionar o problema, a população é convidada a dar continuidade à separação e colocação dos resíduos nas lixeiras para a coleta seletiva. O agente epidemiológico, Odair Dullius, salienta que os resultados obtidos desde a implantação do sistema, em abril, são satisfatórios. “Grande parte das pessoas já está consciente da importância desse hábito não só para o município, mas para si próprio e para a natureza”, afirma.
O recolhimento, que atualmente é feito somente na zona urbana, pode se estender por todo o município em um futuro próximo. A prefeitura também está instalando lixeiras com repartições para facilitar a separação dos resíduos, além de substituir as estragadas.
O agente aproveita a oportunidade para fazer um alerta também aos catadores. “O serviço deles é muito bom, porém, deve-se ter cuidados para não rasgar as sacolas e deixar espalhado o que resta pelo chão”, observa. Ele argumenta que as pessoas que possuem lixo seco em casa podem até mesmo guardar para algum catador, evitando o acúmulo nas lixeiras. “É uma grande coisa separar o lixo seco dos demais. Todos saem ganhando. A população precisa se conscientizar que quanto mais o município gasta para o controle do lixo, mais sai do bolso do contribuinte. Se todos ajudarem a cuidar, as coisas funcionam”, complementa.
Roteiro
A coleta seletiva é realizada nas quartas-feiras, a cada 15 dias. Na primeira e terceira semana do mês é feita nos bairros, Centro, Vila Rosa, Vila Célia, Glucostarck, Loteamento Popular e Loteamento Jardim dos Ventos. Na segunda e na quarta quarta-feira de cada mês o recolhimento ocorre na Vila Zwirtes, Passo de Estrela e Cascata.
Colocação de lixeiras
O município adquiriu nos últimos dias mais 25 novas lixeiras. Foram investidos mais de R$ 8 mil na compra. Os recipientes estão sendo colocados em lugares que ainda não possuíam a estrutura, e os velhos serão substituídos. “Estamos atendendo os munícipes que solicitaram lixeiras na secretaria”, relata o titular da pasta de Obras, Flávio Schossler. É o caso da localidade de Linha Primavera onde, há cerca de 30 dias, o morador Marcelo Tedesco fez a reivindicação por meio do jornal O Informativo do Vale. O lixo antes depositado atrás de uma parada de ônibus, à beira da RST-453, agora terá destino certo.
(Informativo do Vale, 05/08/2009)