O deputado Edson Brum (PMDB) intermediou, nesta quarta (05/08), reunião entre o presidente da Corsan, Mário Freitas, o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, e o presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Finkler. As lideranças do município expuseram o problema de abastecimento de água enfrentado durante o verão, quando houve necessidade de racionamento.
O presidente da Corsan informou que a licitação para contratação da empresa que fará os levantamentos técnicos onde houver demanda será aberta dia 17. De acordo com Mário Freitas, Arroio do Tigre será incluída no levantamento que será realizado, possivelmente ainda este ano, para a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA). Enquanto isto, neste mês, geólogos da Corsan farão o levantamento para perfuração de novo poço artesiano para evitar o racionamento de água na cidade durante o próximo verão.
Outra solicitação levada a Freitas foi a necessidade de instalação de um escritório da Corsan no município. Entretanto, segundo o presidente, no momento não há espaço físico e nem segurança no local para tal instalação. Freitas se comprometeu a realizar um trabalho de melhorias para ampliação do atual posto, com instalação de um computador.
Arroio do Tigre busca a construção da ETA através do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) do governo federal. O município encaminhará projeto de solicitação e, caso seja aprovado, a Corsan irá elaborar o projeto técnico.
Hospital Santa Rosa de Lima
Durante a audiência, outro assunto levado pelos representantes de Arroio do Tigre, atendendo a pedido do presidente do Hospital Santa Rosa de Lima, Arlindo Mainardi, foi a renovação da redução da taxa, por se tratar de hospital filantrópico. A superintendência financeira da Companhia informou que vai analisar os documentos para autorizar o refaturamento com o devido desconto.
(Por Felipe Cogo, com informações de Carmen Schuck, Agência de Notícias AL-RS, 05/08/2009)