A perfuração de poços artesianos no município de Cerro Branco, na região Centro Serra, está em fase de conclusão. Os trabalhos foram finalizados nas comunidades de Alto Cerro Branco e Rodeio do Herval, sendo que a máquina perfuratriz se desloca agora para a Linha São Pedro. O roteiro foi definido de forma conjunta pelo diretor do Departamento de Comandos Mecanizados (DCM) da Secretaria Estadual da Agricultura, Ony Lacerda, e o líder do PP na Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito.
Após o término dos trabalhos em Cerro Branco, o maquinário seguirá para o município de Herveiras e depois para Arroio do Tigre, onde serão perfurados poços nas localidades de Taboãozinho e Floresta. “As comunidades precisam de recursos que garantam o abastecimento durante todo o ano, principalmente nos períodos de estiagem”, assinalou o parlamentar progressista.
Conforme Brito, se as prefeituras de Candelária e Passa Sete conseguirem encaminhar a documentação necessária para o licenciamento ambiental, os municípios também poderão ser beneficiados com a perfuração artesiana. “Depois disso, esperamos que a Secretaria da Agricultura dê continuidade ao roteiro pré-estabelecido conosco, o qual acabou sendo prejudicado em razão do atendimento às demandas nas localidades que decretaram situação de emergência pela estiagem”, completou o parlamentar.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 05/08/2009)