O secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, e o superintendente de Portos e Hidrovias, Gilberto Cunha, autorizam, nesta quarta (05/08), contratação do serviço de dragagem de manutenção dos canais artificiais das hidrovias interiores do Rio Grande do Sul. O volume total estimado é de 762.309 metros cúbicos por ano, e o valor da operação, de R$ 5.789.086,60.
O trabalho será desenvolvido pela empresa Enterpa Egenharia, com prazo de duração de 12 meses, a contar da data de oficialização, com possibilidade de prorrogação por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 meses. A solenidade ocorre às 11h, na Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), em Porto Alegre.
Um dos locais onde será feita a dragagem é o estuário da Lagoa dos Patos (canais Setia, Barra SG, Canal do São Gonçalo, Coroa do Meio, Nascimento e Feitoria), com volume anual de aproximadamente 327.397 metros cúbicos. No Guaíba e Delta do Jacuí (canais Itapuã, Campista, Junco, Belém, Leitão, Pedras Brancas e Cristal, Navegantes, Furadinho e Rio das Balsas, além dos trechos em foz dos rios Gravataí, Sinos e Caí), o contrato prevê remoção de volume de 434.912 metros cúbicos por ano.
(
Ascom Governo do Estado do RS, 04/08/2009)