Dezenas de peixes apareceram mortos na manhã desta terça-feira (04/08) no lago do Parcão, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A mortandade foi percebida por pessoas que passavam pelo local. Foi o caso da terapeuta Ana Lúcia Geiss, de 40 anos. “Me chamou a atenção esses peixes flutuando na ponta do lago. Não sei se isso é natural”, observou ela.
Mais de 80 peixes teriam sido retirados da água. Os animais mortos são tilápias, de acordo com a administração do Parcão e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). A causa da morte é o frio, apontou a assessoria de imprensa da Smam, segundo a qual a espécie é africana e sofre muito com as baixas temperaturas.
“Há dois anos houve a mesma coisa”, disse o guarda-parques Davi Lopes Leite. O administrador Ricardo Correa Gass, 28, demonstrou tristeza ao ver a situação. Ele passeava com a mãe, Elba Maria Correa Gass, 59, quando viu os animais boiando. “Fiquei surpreso porque moro há bastante tempo aqui e é a primeira vez que vejo os peixes nesse estado. É estranho os peixes morrerem por causa do frio. Acho que pode ser outra coisa, como a qualidade da água”, comentou.
(Zero Hora / ANDA, 04/08/2009)