Uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e a empresa Oi permitiu a revitalização da praça General Osório, conhecida como Alto da Bronze, no Centro Histórico de Porto Alegre. Foi realizada ainda a pintura em grafite do muro da sede da Smam, localizada na avenida Carlos Gomes. As melhorias, que custaram R$ 12 mil, foram executadas pela empresa de telefonia por meio de uma compensação de uso de espaços públicos na realização de eventos.
Na reforma, a praça General Osório, na rua Fernando Machado, passou, durante um mês, por pintura, limpeza e jardinagem, além de plantio de mudas. O espaço, que foi indicado pela coordenação da Smam, é um dos principais alvos de vândalos no Centro. 'São constantes as melhorias na área, mas as depredações ainda são significativas', segundo o secretário do Meio Ambiente, professor Garcia. Ele destacou a importância do lazer para a comunidade que reside nas proximidades. 'Existem escolas e creches, e os alunos aproveitam o espaço para praticar esportes ou brincar', afirmou o secretário.
Na opinião de professor Garcia, as parcerias são fundamentais para permitir a recuperação das áreas de lazer, pois seria necessário destinar um volume maior de recursos para a restauração das praças da Capital. 'Existem 582 espaços distribuídos pelos bairros. A parceria é uma alternativa inteligente de unir os interesses do poder público e da iniciativa pública e privada', destacou professor Garcia. O projeto de adoção também é importante. Atualmente, 90 praças foram adotadas por empresas e organizações.
Em relação à pintura do muro da Smam, o secretário disse que a atividade é uma forma de mostrar o trabalho dos artistas e coibir as pichações. 'Temos que valorizar o correto', ressaltou ele.
(Correio do Povo, 04/08/2009)