Apesar do apelo das autoridades para que as pessoas com sintomas de gripe recorram a postos de saúde, o movimento é elevado no Setor de Emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas. Suposto pânico elevou em 50% a procura por atendimento. Adultos e crianças que suspeitam de gripe A recebem máscaras antes de preencher o cadastro para consulta. Segundo o chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo Epidemiológico, infectologista Carlos Kvitko, moradores de outros municípios vêm recorrendo ao hospital.
A secretária municipal da Saúde, Beth Colombo, voltou a apelar para que as pessoas só procurem o hospital em caso de extrema gravidade. A prefeitura está empenhada em reforçar as ações preventivas, mobilizando a sociedade e as equipes do Serviço de Vigilância em Saúde. 'Temos três pacientes internados em UTI e outros 21 casos suspeitos. No entanto, em nenhum dos 24 houve a confirmação de gripe A', ressaltou.
Entre os que permanecem em terapia intensiva está uma gestante e outra mulher, cujo bebê nasceu nesse final de semana. Para dar maior assistência aos pacientes, começa a funcionar hoje no Nossa Senhora das Graças uma Unidade de Tratamento Intensivo exclusiva para casos de gripe A.
O espaço, equipado com dez leitos, atenderá pacientes durante três meses. O local seria destinado à sala de recuperação do centro cirúrgico, que passa por reformas. 'Vamos estender essa situação provisória do centro cirúrgico para mantermos essa UTI', explicou o superintendente do local, César Paim. Os leitos foram disponibilizados pelo próprio hospital, enquanto os equipamentos foram enviados pela Secretaria Estadual de Saúde. Uma equipe com 24 técnicos, quatro enfermeiros, quatro fisioterapeutas e três médicos foi contratada pelo hospital exclusivamente para a UTI.
(Correio do Povo, 04/08/2009)