Será criado um Núcleo Especial do Ministério Público Estadual (MPE) para acompanhar obras, serviços, compras, licitações e contratos referentes à Copa do Mundo de 2014, que terá Porto Alegre entre as sedes oficiais. Nesta segunda à tarde (03/08), a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, assinou o provimento que institui o núcleo, coordenado pelo procurador de Justiça Sérgio Santos Marino e formado por promotores com atuação nas promotorias especializadas.
O evento também marcou a abertura dos trabalhos da reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Participaram procuradores, o técnico da Seleção Brasileira de futebol, Dunga, o vice-prefeito e titular da Secretaria Extraordinária da Copa, José Fortunati, e o secretário extraordinário da Copa do RS, Paulo Odone.
A chefe do MPE destacou que a iniciativa não pretende impor dificuldades. 'Ao contrário, terá por objetivo velar pelo respeito a princípios que regem a administração pública', acrescentou. Fortunati declarou que reconhece na criação do núcleo a intenção do MPE de acompanhar o processo de uma forma construtiva.
(Correio do Povo, 04/08/2009)