(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
suinocultura passivos da suinocultura frigoríficos/agroindústrias
2009-08-04

Documentário busca mostrar a "cadeia de responsabilidade" que molda o setor de criação de porcos, que envolve produtores, governos e consumidores, nem sempre conscientes do papel que desempenham neste processo

Apontada como responsável por diversos danos ambientais, a suinocultura industrial no Oeste de Santa Catarina reúne uma das maiores concentrações de porcos do mundo. Confinados em pequenos espaços, eles já somam 50 milhões - numa proporção de 10 suínos para cada humano. O controle da atividade econômica é restrito: sete em cada dez porcos da região pertencem a cinco grandes agroindústrias. Enquanto impulsionam seus lucros, as empresas assumem um discurso vagamente humanitário.

Essas contradições, bem como os impactos ambientais, sociais e econômicos desse modelo, são os temas analisados pelo documentário "Espírito de Porco" (Brasil, 2009), dos jornalistas Chico Faganello e Dauro Veras. Em tom didático e irônico, a obra busca mostrar a "cadeia de responsabilidade" que molda o setor, envolvendo produtores, governos e consumidores, nem sempre conscientes do papel que desempenham neste processo. Santa Catarina possui o maior rebanho do país, com cerca de 17,5% da produção nacional. Boa parte desses estabelecimentos desrespeita normas ambientais básicas.

Na tarefa de mostrar "onde o homem se emporcalha e o porco se humaniza", o documentário adota um foco narrativo "suinocêntrico". No filme, um porco abatido volta à terra, na condição de espírito, para apontar a responsabilidade dos humanos na exploração da atividade. Provocação? Na verdade, a opção pela "comédia das semelhanças" é, sobretudo, uma estratégia de abordagem para o caráter "irreal" deste modelo de negócio, que reúne a ganância dos produtores, as demandas e ditames do comércio internacional, a débil fiscalização do Estado e a desinformação do consumidor final.

O material de pesquisa foi obtido através de depoimentos e conversas com suinocultores, trabalhadores, especialistas e com a população da região de Seara, Concórdia e Arvoredo, em Santa Catarina. As primeiras exibições públicas do filme ocorreram no início de julho no município de Seara (SC). A partir da segunda quinzena de setembro, o filme deve ser veiculado em Florianópolis e em outras pequenas cidades do interior catarinense.

Os diretores estão tentando viabilizar um projeto de difusão e têm planos para produzir uma versão para a televisão. Em 2010, a íntegra da obra deve ser disponibilizada na internet. "O foco central do filme é sobre a responsabilidade ambiental", afirma Chico Faganello. "Espírito de Porco" foi selecionado para o 11º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), entre 556 obras de 55 países. O festival foi realizado em junho em Goiás (GO).

Produção
De acordo com a pesquisa feita por Eliane Faganello de Som para o filme, as primeiras agroindústrias no oeste de Santa Catarina surgiram na década de 1940, com o objetivo de beneficiar a carne suína e os grãos de cereais. A partir da década de 1970, impulsionada pelo Estado e amparada pelo modelo integrado de produção, a atividade se ampliou desordenadamente, sem considerar critérios de sustentabilidade ambiental.

"Espírito de Porco" evidencia o resultado desse processo histórico ao acompanhar todas as etapas de produção numa fazenda, desde a separação dos porcos por tamanho - machos de um lado e fêmeas de outro -, passando pelo acelerado sistema de engorda, no qual os porcos chegam a ganhar 400 gramas por dia. Um "bom reprodutor", em sua vida útil, gera até três mil descendentes. No estágio final, ficamos sabendo que a suinocultura industrial já fala em "abate humanitário", que utiliza um gás para matar os porcos.

Neste sistema de produção, os porcos mais velhos viram linguiça e mortadela. Já os mais jovens são aproveitados para a fabricação de pernis e costelas, pedaços maiores e nobres. Além da alimentação humana, os porcos geram mais de 100 produtos, como fertilizantes, gás, biodiesel, sapatos, escovas, vassouras, luvas, casacos, bolsas, carteiras, insulina, válvulas cardíacas e sabonetes. Até obras de arte já foram feitas com pincéis de pelo de porco.

Suinocultura industrial
Há suspeitas de que a atual epidemia de Gripe A (H1N1) tenha relação com o sistema de produção da suinocultura em escala industrial. Em La Gloria, no sudeste do México - país onde o surto teve início -, uma grande fazenda cria mais de mais de um milhão de porcos e as comunidades locais denunciam há vários anos a contaminação do subsolo pelos tanques de urina e excrementos das unidades industriais, que comprometem os lençóis freáticos.

Segundo reportagem do Washington Post, pessoas da região queixam-se de doenças de pele e garganta inflamada. Os porcos são incapazes de absorver a alimentação com excesso de nutrientes mantida pela indústria como forma de engordá-los mais rápido e atingir um "crescimento melhor".

Um suíno pode produzir cerca de 7 litros de dejetos por dia. Em "Espírito de Porco", há imagens impressionantes das lagoas de excremento e urina. Essa grande quantidade dos dejetos oriundos da produção não é tratada antes de ser lançada no meio ambiente, e infecta os rios, os córregos, a terra e o ar. Estima-se que mais de 80% das águas da região oeste de SC estão contaminadas. A poluição ameaça inclusive o maior aqüífero de água doce potável do mundo, o Guarani.

Com o manejo incorreto dos dejetos, a poluição causa danos à biodiversidade, provoca alteração climática, e prejudica a saúde da população. Fósforo e nitrogênio, oriundos da suplementação alimentar, são os piores poluentes. Em excesso, afetam a camada de ozônio, e envenenam peixes, plantas e pessoas. Os compostos nitrogenados podem inclusive ter relação com o câncer.

Alternativas, como demonstra o documentário, não faltam. A compostagem, a utilização de biodigestores e de outros sistemas de tratamento dos dejetos podem amenizar o problema, dependendo da análise em cada região. Os excrementos produzem ainda gás que pode virar energia para iluminar e aquecer, mas os entraves burocráticos e falta de incentivo oficial fazem com que essa potencialidade ainda não seja devidamente aproveitada.

"O porco está sendo explorado para fins de economia. Ele não está sendo mais o porco do passado, que era criado no campo, na natureza. Está tendo um fim lucrativo", constata um suinocultor. Prova disso é o investimento cada vez maior em raças estrangeiras aperfeiçoadas geneticamente, que dão mais carne e menos gordura. O pequeno produtor, por sua vez, lamenta a situação: "Quem é grande se sustenta, quem é pequeno cai fora".

Na metáfora proposta por "Espírito de Porco", fica nítido que, enquanto a incensada responsabilidade social das empresas não saltarem da teoria à prática e os consumidores não assumirem o seu papel de cidadãos conscientes na cadeia produtiva, vai ser difícil eliminar a sujeira nociva e dissipar o seu odor fétido. Nos chiqueiros e fora deles.

Assista ao trailer do documentário "Espírito de Porco" no YouTube.

(Por Maurício Reimberg, Repórter Brasil, 03/08/2009)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -