Moradores são informados previamente da ação e colaboram com o DMLU
Pelo menos 30 toneladas de entulhos já foram recolhidas pelo DMLU em oito vilas do Alto Teresópolis, Santa Tereza e Medianeira. A ação integra o programa Bota Fora, voltado a comunidades da periferia, garantindo a remoção de materiais que os moradores desejam descartar e que não são recolhidos pelas coletas domiciliar ou seletiva. Na semana passada, a iniciativa esteve no bairro Vila Farrapos, na zona Norte, removendo entulhos das vilas Mario Quintana, Liberdade, Tecnológica, Pampa, Bela Vista e Tio Zeca. Segundo o supervisor de Operações do DMLU, Adelino Lopes Neto, os moradores são informados previamente da ação pela assessoria comunitária do órgão, para que possam fazer o descarte do lixo.
Também são agendadas reuniões com a comunidade para conscientização sobre a maneira correta de descarte do lixo e para ouvir suas reivindicações. 'É uma maneira de nos aproximarmos dos moradores e evitar que materiais como fogão, colchão e cadeiras sejam jogados no meio da rua', explicou. Segundo Neto, todo tipo de material acaba sendo eliminado pelo Bota Fora. 'São aquelas coisas velhas que acabam incomodando e não podem ser jogadas no lixo comum', disse.
Este ano, a responsabilidade pelo programa foi regionalizada. Cada capatazia passou a atender as vilas de sua área de abrangência. Antes, eram realizadas ações de maior porte e em períodos esporádicos.
(Correio do Povo, 04/08/2009)