O Forum de Entidades Porto Alegre está recebendo a adesão de artistas e intelectuais ao Movimento em Defesa da Orla, que terá ato público neste sábado. Será ao lado da Usina do Gasômetro, a partir das 15 horas. Os escritores Luis Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar, Cíntia Moscovich são alguns dos que se manifestaram.
“Porto Alegre precisa de civilidade, não de empreendimentos megalômanos. Precisamos de respeito ao meio ambiente e, principalmente, precisamos respeitar as pessoas que vivem e trabalham em nossa cidade. O projeto de reformulação do Pontal do Estaleiro é ousado e tem ares de coisa nova e boa. No entanto, descaracteriza de forma grosseira o perfil da cidade. A orla do Guaíba não merece ser povoada por construções de gosto árido e duvidoso. Sendo rio ou não sendo rio, o Guaíba ainda resiste heroicamente às investidas da urbanidade selvagem e de suas obras de gosto pedestre e padronizado. Precisamos preservar com amor o pouco, bem pouco, que temos”. (Cíntia Moscovich)
“Na qualidade de escritor, de médico de saúde pública e de cidadão portoalegrense, posiciono-me ao lado daqueles que defendem a preservação ambiental na cidade de Porto Alegre. Nossa capital sempre foi um reduto da consciência ecológica no Brasil, e é importante mantermos fidelidade a uma luta da qual depende o futuro de nossa população”. (Moacyr Scliar)
“Vamos defender a orla para todos e dizer não à privatização da paisagem” (Luis Fernando Veríssimo)
(Jornal JÁ, 02/08/2009)