Doença faz outra vítima no Estado, mas SES ainda não confirmou
A epidemia da gripe A, concentrada até agora em determinadas regiões gaúchas, deve atingir em cheio a Capital nas próximas semanas. Enquanto a curva de contágio começa a diminuir nesses lugares, o vírus tende a se alastrar na região Metropolitana até a terceira semana de agosto. A previsão é da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A estimativa é de que a doença tenha atingido 20 mil pessoas no Rio Grande do Sul. Com a proliferação do vírus, o secretário Osmar Terra acredita que o número de casos quadruplique até o final do mês. 'O vírus entrou pela fronteira e percorreu as rotas de cargas, em direção ao Norte, à Serra e ao Centro. Agora, o foco passa a ser a Capital e municípios nos arredores', explicou. O número de postos na Capital será ampliado de dez para 40 com funcionamento até as 22h. O governo prevê a instalação de oito barracas da gripe A em oito regiões. Não se descarta ainda a possibilidade de instalação de um hospital de campanha. Com a suspensão de cirurgias eletivas e a aberturas de novos leitos, o governo espera oferecer 240 vagas a mais para casos graves da Influenza A.
A SES confirmou até o momento 25 mortes. Ontem, outra vítima foi registrada no Interior. Um industriário de 46 anos, de Passo Fundo, morreu no Hospital da Cidade (HC) sábado. A causa teria sido complicações respiratórias provocadas pelo vírus H1N1.
(Correio do Povo, 03/08/2009)