4 mil frangos morreram congelados. Prefeito decretou situação de emergência
Uma chuva de granizo que durou cinco minutos teve como consequência a morte de cerca de 4 mil frangos na localidade de Linha Cadore, no interior do município de São João da Urtiga, na região Nordeste gaúcha. O prefeito Ederildo Bacchi decretou ontem situação de emergência no município.
Os frangos morreram congelados. A chuva de granizo, que começou por volta das 18h de sábado, seguida de fortes ventos, derrubou cerca de 20 postes de energia elétrica, conforme relatou o prefeito. A cidade passou o sábado à noite sem luz, que foi restabelecida parcialmente pela manhã e, totalmente, às 15h de domingo.
O granizo e o vento também provocaram destelhamentos em casas e lojas da cidade. No interior, deixaram danos em propriedade rurais das localidades de Santa Bárbara, Santo Isidoro, Linha Zamboni, São João, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Paz, Urtiga Alta, São João Baixo e Linha Cadore. Casas e galpões foram duramente atingidos. Em várias propriedades rurais, os agricultores passaram a noite de sábado removendo frangos para que não morressem congelados. Em uma propriedade também os porcos tiveram de ser removidos porque corriam risco de morrer por causa do gelo e da chuva forte. O prefeito, que se encontrava no interior do município ontem à noite, disse que ainda era possível encontrar camadas de granizo do temporal.
A Defesa Civil de Passo Fundo foi acionada e passou a tarde de domingo em São João da Urtiga. Um levantamento mais completo deverá ser feito nesta segunda-feira.
(Correio do Povo, 03/08/2009)