Chuva provocou deslizamentos de terra na região do Baú
O prefeito de Ilhota, no Vale do Itajaí, Ademar Felisky (PMDB), decretou situação de emergência na manhã deste sábado por causa das chuvas que atingem o município desde quinta-feira. Na região do Baú, onde foram registrados deslizamentos de terra, cinco famílias estão isoladas e outras 10 deixaram suas casas por precaução.
A Secretaria de Educação do município adiou o início das aulas de segunda para quinta-feira da próxima semana nas escolas Pedro Teixeira de Melo, no Alto do Baú, e Alberto Schmitt, no Baú Central. As estradas da região não apresentam condições seguras para a circulação de ônibus escolares.
Deslizamentos também foram registrados em Blumenau, onde choveu em 24 horas o equivalente a um mês. Desde sexta-feira, 25 famílias que vivem na região Sul da cidade foram obrigadas a deixar suas casas. De acordo com a Defesa Civil, o rio Itajaí-Açu está 4,75 metros acima do nível normal, impedindo a balsa que liga o centro ao interior de Ilhota navegar.
Em Gaspar, a orientação é para que moradores de áreas próximas às atingidas pela enchente de novembro deixem suas casas, pois há risco de novos deslizamentos. Duas ruas foram interditadas no município por queda de barreiras.
Em Balneário Camboriú, parou de chover às 10h deste sábado. Apenas uma queda de árvore foi registrada na Rua Venezuela, Bairro das Nações. Na Grande Florianópolis e na região de Joinville, não foram registrados danos.
O diretor estadual da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, ressalta que os deslizamentos de terra na região do Vale estão ocorrendo em áreas afetadas pelas chuvas de novembro do ano passado.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o 48 3244 0600.
(Santa.com.br e Diario.com.br / Zero Hora, 01/08/2009)