Veículos comerciais com mais de 15 anos de fabricação estão proibidos de circular a partir deste sábado em Calcutá, na Índia, como parte de um esforço para tentar reduzir o nível de poluição na cidade. Segundo o Ministério dos Transportes do país, a restrição afeta cerca de 3 mil ônibus e micro-ônibus, 6,5 mil táxis e até riquixás motorizados.
A decisão de implementar a proibição veio depois da divulgação de um estudo feito pelo maior instituto indiano de pesquisa do câncer, em 2007, que mostrou que 70% dos habitantes de Calcutá sofrem de problemas respiratórios provocados pela poluição. Calcutá é a terceira cidade mais populosa da Índia, com mais de 14,2 milhões de habitantes.
Greve
Segundo o correspondente da BBC na cidade, Rahul Tandon, a proibição conta com o apoio de muitos moradores, mas muitos estão preocupados sobre como vão fazer para ir ao trabalho a partir da segunda-feira. Donos das operadoras de transporte público criticaram a decisão.
Na sexta-feira, sindicatos que representam taxistas e funcionários de empresas de ônibus cancelaram uma greve que fariam em protestos contra a proibição, mas ameaçam realizar uma paralisação no futuro. As operadoras dizem que estão dispostas a passar a usar combustíveis mais limpos ou a comprar novos veículos, mas afirmam que precisariam de empréstimos facilitados para conseguir realizar isso.
(BBC Brasil / Folha Online, 01/08/2009)