A agência que regulamenta os medicamentos na Grã-Bretanha informou nesta semana que recebeu 150 notificações de reações adversas ao oseltamivir (o Tamiflu). Os relatórios mencionam 241 casos de efeitos colaterais, sendo a maioria deles já previstos, como vômito, diarreia, dor de estômago e reações alérgicas por hipersensibilidade. Um caso suspeito de reação fatal de paciente que teve insuficiência hepática após tomar Tamiflu foi atribuído a hepatite.
No Brasil, a Anvisa ainda não tem registro relacionado ao oseltamivir. A Roche, fabricante do medicamento, informou também não ter relatos. O infectologista Marcos Boulos, da Faculdade de Medicina da USP, disse que os efeitos secundários devem aparecer mais intensamente porque mais pessoas estão tomando o medicamento.
Para ele, não houve notificação oficial ainda porque a distribuição está concentrada e limitada aos casos graves, o que evita a automedicação. "Os efeitos secundários são comuns. Como o medicamento é oral, os pacientes podem ter quadros de vômito, dor de estômago e diarreia. Isso ocorre com vários medicamentos."
(Por Fernanda Bassette, Folha de S. Paulo, 31/07/2009)