Ministro virá ao Estado no fim de semana para acompanhar devolução do material ilegal
Os 40 contêineres carregados de resíduos sólidos enviado ilegalmente para o Brasil devem ser retirados do Porto de Rio Grande neste fim de semana.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, confirmou ontem que virá pessoalmente ao Estado para conferir de perto a devolução do lixo.
– Vou estar in loco embarcando todos os contêineres de volta para a Inglaterra – disse Minc.
Um navio inglês deve atracar no Rio amanhã. Segundo o chefe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na cidade, Sandro Klippel, a previsão é de que o carregamento se estenda até domingo. O objetivo é que todos os contêineres sejam transportados na mesma embarcação.
– Existe ainda a possibilidade de o navio sair de Rio Grande e depois passar em Santos, onde estão outros 41 contêineres. Mas isso ainda está em negociação – explicou Klippel.
O lixo inglês foi encontrado no Brasil em junho, mas começou a ser importado no início do ano. A mercadoria estava identificada como plástico para reciclagem e armazenado em 89 contêineres, distribuídos nos portos de Santos e de Rio Grande e em uma estação alfandegária de Caxias do Sul. No entanto, tratava-se de 1,7 mil toneladas de lixo doméstico e hospitalar.
Na semana passada, Carlos Minc avisou que o Brasil não seria a lixeira do planeta. As seis empresas envolvidas na importação do material, o consolidador (que realiza o carregamento) e os compradores da carga foram autuados por crime ambiental e multados em R$ 2,5 milhões.
(Por Luciane Kohlmann, Zero Hora, 31/07/2009)