O livro 'Povos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba', elaborado e distribuído pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Segurança Urbana, busca esclarecer a população acerca da cultura indígena do RS. A obra foi lançada nesta quarta (29/07) à tarde na Capital, em evento que contou com a presença do secretário Nereu D’Ávila, representantes de instituições públicas e um contingente expressivo de índios.
Organizada pelo cientista social Luiz Fernando Fagundes e pela antropóloga Ana de Castro Freitas, a edição conta com artigos de 13 autores, entre eles o cacique-geral Mbyá-Guarani do RS, Cirilo Morinico. A edição – que tem tiragem de mil exemplares – inclui um ensaio fotográfico de Danilo Christidis e legislações que contemplam os povos aborígenes nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Cirilo Morinico acredita que, com a publicação, mais pessoas tomarão consciência da realidade e da visão de mundo dos indígenas. 'Esse livro vai ser importante para divulgar a vivência guarani. Creio que os brancos estão tentando dialogar com a gente, tentando nos compreender', ressaltou. Já para Fagundes, os textos pretendem trazer mais clareza ao entendimento da sociedade. 'Não concordamos com a ideia de que o lugar do índio é na mata. Por isso, procuramos trabalhar com o conceito de territórios sobrepostos', observou o cientista social.
(Correio do Povo, 30/07/2009)