O governador Luiz Henrique, acompanhado do secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, e do secretário-executivo de Articulação Nacional, Geraldo Althoff, se reuniu nesta quarta-feira (29/07) com o representante-chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Katsuhiko Haga, para dar andamento no projeto de prevenção à desastres ecolócicos. "O objetivo é fazer o estudo das bacias hidrográficas do Estado, para que possamos prevenir enchentes como a de novembro de 2008", afirmou Luiz Henrique.
Os estudos da Jica não têm custo nenhum para o Estado. A intenção é que a agência japonesa trabalhe junto com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC (Fapesc), que já criou um grupo técnico-científico. A primeira região beneficiada seria o Vale do Itajaí, onde além dos rios, os planos diretores também passarão por análise.
De acordo com o secretário Vinícius Lummertz, a Jica é especialista em prevenção de desastres ecológicos. "Será trabalhada a maneira mais eficiente de se conter as cheias, com canais extravasores, e até mesmo aulas de Defesa Civil nas escolas", observou.
(Secretaria de Estado de Comunicação / Ascom Governo de SC, 29/07/2009)