Um homem e uma mulher foram confirmados pela secretaria da Saúde do Estado
Mais dois casos de óbito por gripe A foram confirmados em Passo Fundo, no norte do Estado. Uma mulher com 28 anos e um homem de 42 anos, que morreram no dia 22 de julho e constavam como casos suspeitos da nova gripe, tiveram o diagnóstico confirmado nesta quarta-feira, com a chegada do exame.
Outros 10 casos de gripe A em Passo Fundo foram confirmados por exame, todos em pacientes que estão em tratamento e estão reagindo bem à medicação.
A dona de casa de 28 anos, foi internada no Hospital São Vicente de Paulo em 18 de julho, com pneumonia. Residente na localidade de São Valentim, no interior de Passo Fundo, a mulher foi encaminhada pelo hospital Municipal, e morreu no dia 22 de julho. A dona de casa era portadora de Síndrome de Down, e não havia viajado, nem tido contato com outras pessoas com sintomas da gripe.
A outra vítima da gripe A foi um homem de 42 anos, auxiliar de escritório, e morador de Vila Maria. Ele procurou atendimento em Marau e acabou sendo transferido para o Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo, na noite de 18 de julho. Sem resistir à gravidade da doença, ele morreu quatro dias depois. O auxiliar de escritório não tinha doenças preexistentes, não viajou ou teve contato com pessoas contaminadas pela nova gripe.
O Secretário Municipal de Saúde de Passo Fundo, Alberi Grando, anunciou que outros dez casos de pessoas infectadas pelo vírus H1N1, foram confirmados. Nestes casos nenhum óbito foi registrado. Das dez pessoas que procuraram atendimento, sete já estão recuperadas e as outras três estão hospitalizadas, incluindo uma criança de um ano.
(Zero Hora, 29/07/2009)