Previsão é de que na primeira quinzena de agosto os recipientes coletores já estejam espalhados
Já está em fase final o desenvolvimento do projeto que destinará corretamente os resíduos sólidos perigosos como pilhas e baterias, a campanha foi denominada "Eu Faço A Minha Parte". Os funcionários do Departamento de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação tiveram ontem uma reunião com o Prefeito, Délcio Hgentobler, para realizar os ajustes finais. A previsão é de que na primeira quinzena de agosto os recipientes coletores estejam espalhados em pontos estratégicos da cidade.
Conforme classificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pilhas e baterias são resíduos perigosos e a má destinação deste material pode degradar, causar riscos e transmitir doenças. O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – emitiu neste ano a resolução 257 diz em seu artigo primeiro que o descarte de pilhas e baterias usadas deve ser feito nos estabelecimentos que os comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias. "Como a legislação ainda é desconhecida pela maior parte da população resolvemos iniciar uma campanha para dar a destinação correta aos resíduos", comentou a Diretora de Meio Ambiente, Julia Maria Pulz.
A campanha será dividida em dois momentos. O primeiro é a distribuição dos recipientes coletores, os Papa Pilha, que inicialmente estarão em escolas, órgãos públicos, secretarias distritais e mercados do município. O segundo momento é o desenvolvimento de uma campanha de conscientização da população. Para que a população tenha a atitude ecologicamente correta serão desenvolvidos folders explicativos e adesivos com o dizer "Eu Faço A Minha Parte".
(Jornal NH, 29/07/2009)