O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) comemora no próximo domingo (02/08) os 23 anos do Assentamento Vitória. Localizado no município de Lindoeste, regiões Oeste do Paraná, o assentamento é formado atualmente por 157 famílias. Celso Ribeiro Barbosa, assentado e integrante da coordenação estadual do MST, participou no dia 01 de agosto de 1986 da ocupação das terras que deu origem ao assentamento. Ele conta que o Assentamento Vitória é um marco na história do MST no estado, já que foi a primeira ocupação realizada após o I Encontro Nacional do MST, ocorrido no ano de 1985 na cidade de Cascavel (PR).
“O assentamento Vitória deu sustentação para o MST aqui no Paraná. A partir desse assentamento a gente conseguiu forças para outras ocupações aqui no oeste do estado. A partir daí fomos ampliando para a região de Londrina e Maringá. Então o assentamento Vitória foi fundamental. Ele foi uma semente de luta que germinou para outras regiões do Paraná”, diz.
A principal atividade econômica desenvolvida no Assentamento Vitória é a criação de gado leiteiro, bem como a produção de derivados do produto. Segundo dados do próprio MST, um único assentado consegue produzir até 23 mil litros de leite por mês. No domingo (02/08), a festa inicia às 10h, com momento de mística e ato político, seguindo para o almoço. Durante a tarde, acontecem atividades culturais. A festa antecede a comemoração dos 25 anos do MST no Paraná, que acontecerá entre os dias 15 a 19 de Outubro.
(Agência de Notícias Chasque, 29/07/2009)