O governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano e a Corsan, apresentou, nesta terça-feira(28), os investimentos previstos para a região de Viamão e Alvorada nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Serão aplicados R$ 122 milhões na expansão da cobertura em Alvorada, de 15% para 44%, e em Viamão, de praticamente 0% para 60%.
Estudos e projeções foram divulgadas pelo secretário de Habitação, Marco Alba, durante reunião do Movimento Viamão Que Queremos, formado por entidades dos setores lojista, comercial e industrial, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), empresários e profissionais liberais do município.
Para o prefeito de Viamão, Alex Boscaini, a recente renovação do contrato com a Corsan é a certeza de que os recursos obtidos pela Companhia no município retornarão em grandes investimentos, em especial no esgotamento sanitário. Boscaini destacou ainda o empenho do governo do Estado para adequar o novo contrato da Corsan às expectativas da comunidade.
Marco Alba informou que o Estado vai investir, até o final de 2010, mais de R$ 1,2 bilhão em obras de expansão e melhorias dos sistemas de água e esgoto. Além dos recursos estaduais, o governo também busca recursos federais junto ao Ministério das Cidades. O secretário também ressaltou que, pela primeira vez em sua história, a Corsan está destinando recursos igualmente distribuídos aos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.
(Governo do RS, 28/07/2009)