Com uma equipe reforçada, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza, desde o início da semana, um mutirão de limpeza num trecho de 500 metros da orla do Guaíba, entre as avenidas Copacabana e Guaíba, no bairro Vila Assunção. Além da remoção do lixo acumulado em vários pontos, a equipe de 12 servidores faz roçada na vegetação rasteira. O trabalho está previsto para se estender até quinta-feira, 30. Cerca de nove toneladas de resíduos já foram removidas. “Trata-se de um dos tantos lugares da cidade que periodicamente merece uma atenção especial nossa”, afirma o diretor da Divisão de Limpeza e Coleta do DMLU. Oswaldo Cauduro.
Este esforço concentrado é favorecido pelo tempo seco e pelo nível mais baixo do Guaíba, o que permite aos servidores uma área maior de ação. “Apesar de o DMLU manter uma equipe de quatro garis que, três vezes por semana, remove os focos de lixo naquele trecho da orla, é necessária a realização de um trabalho mais forte a cada dois meses, em média, ocasiões em que a vegetação rasteira é aparada”, explica o coordenador da operação, Valtemir Amaral.
Boa parte dos resíduos acumulados naquele trecho é depositada pelo Guaíba. O volume maior, contudo, é deixado por catadores informais, que separam no local o lixo que arrecadam na vizinhança e ali abandonam o que não tem valor comercial.
(Prefeitura de Porto Alegre, 28/07/2009)