Estado tem 18 mortes confirmadas e 20 que aguardam confirmação
Nesta terça-feira (28/07), o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, afirmou que o Estado deve ter hoje 12 mil casos de gripe A e que esse número deve dobrar a cada semana. Ele ressalta, no entanto, que foram confirmadas 18 mortes no RS até o momento e que em julho de 2008, por exemplo, foram registradas 950 mortes por gripe sazonal ou infecções provavelmente relacionadas à gripe.
— Essa epidemia não será diferente das outras de gripe sazonal. O Estado deve ter hoje 12 mil casos da gripe A e esse número deve dobrar até o final de semana, e vai dobrar na outra semana — disse o secretário em entrevista ao programa Chamada Geral, da Rádio Gaúcha.
— Há também 20 óbitos que podem ter sido causados pela doença, que aguardam o resultado de exames.
Terra foi a Caxias do Sul na tarde desta terça-feira para ver como a cidade está organizada para enfrentar a epidemia de gripe A. Em entrevista coletiva, na prefeitura, ele anunciou que o Estado vai reforçar o atendimento aos casos de gripe. Cem respiradores serão alugados e outros 50 comprados.
O secretário voltou a pontuar que 99% dos pacientes que contraem a nova gripe não precisam de internação hospitalar e que a gripe deve ser encarada com "a naturalidade de uma gripe comum".
(Zero Hora, 28/07/2009)