A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (27/07) que fechou acordo com um consórcio de construtoras para a continuação das obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). Segundo comunicado da estatal, foi celebrado um aditivo de prazo de 60 dias com o consórcio CTC (formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht e Queiroz Galvão) para que as obras de terraplanagem sejam retomadas com os cerca de 3.700 trabalhadores envolvidos.
"Com esta medida a Petrobras garante a continuidade das obras até que um novo acordo seja firmado na busca de uma solução que atenda os interesses de ambas as partes", disse a Petrobras em comunicado.
A empresa disse também que a "paralisação parcial das obras não tinha nenhuma relação com um possível questionamento do Tribunal de Contas da União sobre o valor pago ao consórcio de construtoras". A estatal afirmou que investirá US$ 8,4 bilhões no complexo petroquímico, que deve entrar em operação em 2012 e terá capacidade de processar 150 mil barris de petróleo por dia.
(Reuters / Folha Online, 27/07/2009)