Armas de caça e partes de animais em extinção foram apreendidas pela Polícia Federal na sexta (23/07), em uma casa dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Presidente Nereu. Também foram encontradas munição de fabricação artesanal, carcaças de animais e carne de pássaros congelada. Ninguém foi preso pelo crime. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça de Rio do Sul. A operação envolveu agentes do Parque Nacional da Serra do Itajaí e da Policia Federal.
O que mais surpreendeu os técnicos foi a quantidade de pedaços de animais exibidos como troféus nas paredes da casa. Entre os pedaços estavam patas de anta, animal extinto desde a década de 1980 em Santa Catarina, e garras de gavião, espécie ameaçada em todo o Sul do Brasil.
Fábio Faraco, chefe do Parque Nacional da Serra do Itajaí, acredita que foram usadas redes de neblina — usadas para capturar morcegos e pássaros — para pegar os animais e, assim, poder comercializá-los vivos. A carne apreendida foi incinerada, e as armas, encaminhadas à Polícia Federal de Itajaí. Já as partes de animais foram levadas à Universidade Regional de Blumenau para pesquisa.
(Jornal de Santa Catarina / ANDA, 25/07/2009)