Os municípios com casos da gripe H1N1 terão aumento no número de leitos de UTI, em caráter emergencial, até setembro. O anúncio foi feito esta tarde pelo secretário da Saúde, Osmar Terra, em reunião esta tarde (23), com o deputado Frederico Antunes (PP) e os prefeitos de Uruguaiana, Sanchotene Felice; de Quarai, João Carlos Gediel, e de Barra do Quarai, Maher Jaber Mahmud . A reunião ocorreu no Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana.
Terra garantiu ainda a cedência de equipamentos – respiradores e monitores – para os hospitais, além do reforço no estoque do medicamento Tamiflu nas cidades que tiveram incidência da doença. O secretário afirmou ainda que nos próximos dias há expectativa de que a cada três postos de saúde ao menos um permaneça aberto até às 22h.
“O esforço do deputado Frederico Antunes e do prefeito Sancotene Felice, através das reuniões em Porto Alegre, na Secretaria da Saúde, e também com a governadora Yeda Crusius é elogiável e fundamental para combater a gripe na região”, afirmou Osmar Terra. O encontro em Uruguaiana contou ainda com a presença dos secretários municipais de Saúde de São Borja, Rosário do Sul e Itaqui.
Frederico Antunes, a pedido do vice-presidente da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI), José Carlos Becker, solicitou ao secretário Osmar Terra e vai solicitar ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, ações integradas entre o Exército do Brasil e da Argentina. “O objetivo é dar informações e organizações atividades de prevenção do lado argentino da fronteira. Diariamente mais de 800 caminhões transitam pela ponte internacional de Uruguaiana, sem qualquer controle ou fiscalização”, advertiu o parlamentar.
Frederico Antunes também vai gestionar junto ao Governo do Estado o fornecimento de material informativo destinado aos caminhoneiros no lado brasileiro da aduana. “Informação é uma arma indispensável neste momento”, afirmou o deputado.
(Por Cristiano Guerra, AL-RS, 23/07/2009)