Possibilidade de medicar mais doentes com o Tamiflu e chegada de respiradores foram anunciados pela secretária
Na tarde de quarta-feira, a Secretária Municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, anunciou algumas medidas que devem auxiliar no atendimento das pessoas que estão com doenças respiratórias graves, tidas como suspeitas da gripe A.
Nesta quinta-feira, mais seis casos foram notificados, totalizando 98 na cidade. E também foi anunciada mais uma morte por doença respiratória na cidade. Desde o último dia 16, seis pessoas morreram em Caxias do Sul decorrentes de complicações respiratórias.
A secretária anunciou o pedido de agilidade no resultado dos casos mais graves suspeitos. Pelo menos 23 pessoas estão internadas em Unidades de Tratamento Intensivo e aguardam o resultado se estão ou não com a gripe A. Ao todo, 49 pessoas estão internadas nos hospitais da cidade com doenças respiratórias graves. Todos os suspeitos estão recebendo o Tamiflu, um dos únicos medicamentos eficazes no combate à gripe A, que está com distribuição controlada pelo Ministério da Saúde (MS).
A partir desta quinta, foi permitida a indicação deste remédio a todas as pessoas que apresentam sintomas graves de doenças respiratórias em até sete dias, e estão internados. Antes, a portaria do MS permitia a indicação somente para casos diagnosticados em até 48 horas, quando o remédio tem mais efeito.
Outro anúncio da secretária foi quanto a chegada de 15 aparelhos respiratórios como reforço para os hospitais Geral e Pompéia. Os equipamentos, enviados pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, devem chegar à cidade na sexta. E no início da próxima semana, deve ser aberto um hospital de campanha, onde funcionava o antigo Postão 24h, na Rua Sinimbu, para desafogar o atendimento nos hospitais Pompéia e Geral.
No local, serão atendidos casos de doenças não-respiratórias e de média complexidade, permitindo que os doentes com gripe sejam melhor atendidos nos hospitais, onde também poderão ser internados.
(Zero Hora, 23/07/2009)