Farroupilha foi um dos primeiros municípios a assumir a gestão ambiental em 2002. Esta condição faz com que o trabalho de licenciamento ambiental seja bastante qualificado, pois os técnicos do Departamento de Meio Ambiente têm, com freqüência, feito cursos de manutenção e aperfeiçoamento. Com o convênio assinado pelo secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e pelo prefeito Ademir Baretta, na manhã desta quinta-feira (23), o município passa a ter competência também na gestão florestal.
“Com o convênio, retomamos o crescimento, restabelecemos a confiança dos empreendedores e não descuidaremos da proteção ambiental”, enfatizou o prefeito, destacando a importância de assumir o licenciamento florestal. Em sua avaliação, o município ganha na medida em que agiliza os processos, pois conhece a realidade local. Berfran Rosado destacou a política do governo Yeda Crusius que incentiva a municipalização da gestão ambiental. “O Estado abre mão deste poder, para quem deve exercê-lo de fato, a fim de trabalhar pelo desenvolvimento, geração de emprego e renda e, sobretudo, pela conservação e proteção do meio ambiente”, sublinhou o secretário.
A ação combinada entre as ações dos governos e da sociedade é a fórmula defendida pelo secretário Berfran para aumentar a consciência e os cuidados com o ambiente natural. Ele entende que a responsabilidade com o meio ambiente é de todos e deve ser compartilhada entre quem produz e quem consome. “Acreditamos e incentivamos as parcerias. Neste caso de Farroupilha, reconhecemos o trabalho desenvolvido pelo poder público municipal e daremos todo o apoio possível para o pleno desenvolvimento do trabalho do Departamento de Meio Ambiente”, enfatizou o secretário.
Nomeações
Com a nomeação de 136 novos servidores, publicada hoje no Diário Oficial do Estado, o secretário acredita que a prestação de serviço da Secretaria Estadual do Meio Ambiente será potencializada. Deste total, 12 funcionários serão lotados no Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) na Sema, além de outros 21 das coordenadorias regionais, o que irá qualificar ainda mais a gestão florestal no RS.
(Sema-RS, 23/07/2009)