O combate aos focos de lixo em Porto Alegre (descarte em local inapropriado), tradicionalmente realizado pelo Serviço de Fiscalização do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), conta a partir deste ano com o reforço da Assessoria Comunitária. “Queremos, mais do que fiscalizar, conscientizar a população para um problema que, embora muita gente ainda não se dê conta, não é apenas do poder público, mas de todas as pessoas da cidade”, destaca o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.
Atendendo ao chamado de alguns moradores, incomodados com o lixo acumulado nas calçadas, a equipe da Assessoria Comunitária do DMLU trabalhou ontem, 23, na conscientização da população do Centro Histórico. Seis servidores percorreram, durante a manhã, as ruas Demétrio Ribeiro, Cypriano Ferreira, Caldas Junior, Andradas, Riachuelo, Sete de Setembro, Bento Martins e João Manoel, constatando focos de lixo em diversos pontos. O procedimento adotado pela equipe é identificar a origem por meio da investigação do conteúdo dos sacos de lixo, tornando possível chegar até os responsáveis.
Desta vez, a equipe conversou com os responsáveis por dois restaurantes sobre a importância de dispor os resíduos na rua apenas no horário da passagem do caminhão de coleta. Além disso, um banco, um restaurante e uma instituição de crédito foram relacionados para receber notificação do Serviço de Fiscalização. Em caso de reincidência, poderão ser multados.
A coordenadora da Assessoria Comunitária, Cíntia Elisabete dos Santos Ferreira, avalia que o trabalho tem tido sucesso, pois constata que as calçadas estão limpas nas áreas onde a equipe atuou. “Ao perceberem a equipe chegar, muitos moradores elogiam o trabalho”. revela. No caso dos dois restaurantes, cujos responsáveis foram orientados e recolheram o lixo para recolocá-lo na rua apenas na hora da coleta.
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 23/07/2009)