Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista lançaram, pela Editora Unesp, o Atlas de parasitologia humana para facilitar o estudo dos parasitas e suas influências no organismo humano. De autoria de Diego Freitas Tavares e Luís Felipe Angulsk, da Faculdade de Medicina da universidade, campus de Botucatu, que foram orientados pelos docentes Reinaldo José da Silva e Luciene Maura Serra, do Instituto de Biociências, a obra traz um levantamento dos principais micro-organismos e especifica, em três grupos distintos, os tipos mais comuns de parasitas.
A publicação detalha a estrutura biológica e fornece imagens de cada parasita. Na primeira parte da obra são detalhadas as características científicas das verminoses, como esquistossomose e lombriga. No grupo dos protozoários há detalhes das estruturas celulares da doença de Chagas, malária, leishmaniose e giardíase.
O último grupo é o dos artrópodes, que são classificados como vetores e auxiliam na transmissão de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, responsável pelo contágio da dengue e febre amarela, e do Triatoma infestans, conhecido como barbeiro e transmissor da doença de chagas.
O atlas, que surgiu da necessidade de oferecer aos alunos apoio em aulas práticas, teve financiamento do Programa de Material Didático da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp e conta com tiragem inicial de 200 exemplares.
Atlas de Parasitologia Humana
- Autores: Diego Freitas Tavares e Luís Felipe Angulsk
- Lançamento: 2009
- Páginas: 50
- Preço: R$ 24
Mais informações aqui.
(Agência Fapesp, 23/07/2009)