Atividades do trem de alta velocidade entre Madri e Barcelona foram interrompidas
Bombeiros e o Exército espanhol trabalham nesta quinta-feira (23/07) para extinguir os incêndios que se espalham pela Espanha, que nos dois últimos dias mataram quatro pessoas e arrasaram milhares de hectares de florestas no país. Os incêndios na região central país provocaram a suspensão das atividades do trem de alta velocidade entre Madri e Barcelona. Por outro lado, o trecho entre Zaragoza e Barcelona foi retomado nesta manhã.
Mais de três mil viajantes estavam embarcados em 16 trens quando os trabalhos de extinção dos incêndios obrigaram o corte do serviço na tarde de ontem. A companhia responsável pelo transporte teve que contratar 123 ônibus para transferir os passageiros.
Cerca de 80 equipes de bombeiros trabalharam durante toda a noite para estabilizar o incêndio florestal no município de Horta de Sant Joan, na província de Tarragona (nordeste), no qual quatro bombeiros morreram na segunda-feira (20). O Corpo de Bombeiros da Catalunha informou hoje que o incêndio continua avançando e será difícil de controlar devido ao vento previsto.
Na vizinha região de Aragão, mais de oito mil hectares já foram destruídos pelo fogo. Na província de Teruel, seis incêndios seguem ativos e obrigaram 1,5 mil pessoas a deixar suas casas. Além disso, há incêndios no norte da Espanha, nas províncias de Álava, Soria e Zaragoza, além de Alicante, no leste.
(EFE / Diário Catarinense, 23/07/2009)