Uma solenidade realizada na quarta-feira (22/07) no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) marcou a entrega do certificado de criação da maior reserva natural de Cerrado do País, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra do Tombador. A área, localizada em Cavalcante (GO), pertence à Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e foi reconhecida como RPPN pelo ICMBio em maio último.
"Estamos sensibilizados, é muito emocionante estarmos aqui hoje", disse o presidente do Conselho Curador da Fundação, Miguel Krigsner, ao receber das mãos de Carlos Minc o documento. É uma honra e um orgulho entregar este certificado. Sei da dificuldade que é criar uma RPPN, respondeu o ministro.
Para Minc, as RPPN são fundamentais para a preservação dos biomas brasileiros. "Sou fã das RPPNs e temos de incentivar a criação de novas reservas", disse. O ministro também lembrou a intenção de ampliar o foco quando o assunto é a preservação do meio ambiente no País: "Não tocaremos um 'samba de uma nota só', defendendo só a Amazônia. Vamos defender todos os biomas", garantiu.
Na solenidade, Ricardo Soavisnky, do ICMBio, apresentou a evolução na criação de RPPN, desde 1990. "Atualmente, são 524 reservas. No Cerrado, são 132. É o segundo bioma brasileiro com o maior número de reservas particulares, ficando atrás apenas da Mata Atlântica", informou. Segundo ele, apenas em 2009, o ICMBio já proporcionou a criação de 21 reservas desse tipo, ou seja, de áreas protegidas por proprietários particulares.
Soavinsky também anunciou a criação do Sistema Informatizado de Monitoria de RPPN, que deve começar a funcionar já na próxima semana. "Esse sistema vai facilitar a criação de novas reservas e a consulta sobre a situação em que as RPPN se encontram", disse.
A unidade recém criada possui 8.730,45 hectares e é a segunda criada pela Fundação O Boticário, que já mantém a Reserva Natural Salto Morato, no Paraná, com 819,18 hectares. A Reserva Natural Serra do Tombador representa cerca de 10% do total de áreas protegidas no Cerrado, e está a 20 km do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A proximidade com o parque e outras áreas protegidas forma um importante "corredor ecológico", que contribui para o ciclo reprodutivo de plantas e animais característicos da região.
(Por Maiesse Gramacho, Ascom MMA, 22/07/2009)