A comunidade do Rio Grande teve a oportunidade, ontem, de apreciar ou ampliar seus conhecimentos sobre as riquezas preservadas pela Estação Ecológica (Esec) do Taim, por meio de duas exposições feitas na Praça Dr. Pio, no centro da cidade. Abrigadas sob um toldo, foram disponibilizadas no local, das 10h às 17h, a mostra constituída de painéis com fotografias e dados sobre as riquezas do Taim e a exposição ampliada "Taim...graçado! A Reserva Ecológica na ótica dos cartunistas", organizada pela Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul). O evento é comemorativo aos 23 anos da Esec/Taim, completados na última terça-feira, 21.
Os painéis, cedidos pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) à administração da estação, abordam o banhado do Taim e a variedade da vida silvestre existente na unidade. Orientações de procedimentos que devem ser adotados pelas pessoas para preservação do seu ambiente, também estão em um dos painéis. Além das exposições, foi exibido um vídeo sobre a unidade de conservação. O material chamou atenção de quem passava pela Praça Dr. Pio e algumas pessoas buscavam mais informações com o chefe da Esec/Taim, Henrique Horn Ilha, que acompanhou a atividade. Amanhã, essas exposições serão realizadas em Santa Vitória do Palmar, também das 10h às 17h.
Conforme Henrique Horn Ilha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a comemoração do aniversário da unidade objetiva aproximar a Esec das comunidades do Rio Grande e Santa Vitória do Palmar e destacar os aspectos positivos de se ter esse patrimônio, que é abrigado pelos dois municípios (parte da estação está dentro da área do Rio Grande e outra parte na de Santa Vitória).
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 23/07/2009)