Dentro da proposta de diversificação de culturas do Governo Kelly-Campis, a Secretaria Municipal de Agricultura repassou nesta quarta-feira (22/07), recursos para mais 11 produtores agrícolas inscritos no Programa Rotativo de Apoio ao Setor Agropecuário (Proaser). A entrega dos valores aconteceu na Cabana da Agricultura, junto ao Parque da Oktoberfest, contando com a presença da Prefeita Kelly Moraes, Vice Prefeito Luiz Augusto Costa a Campis, Secretários Municipais de Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, além de representantes do Conselho Agropecuário.
Nesta etapa, o total concedido aos agropecuaristas pelo Proaser foi de R$ 85.567,00 e contemplou projetos de aquisição de matrizes leiteiras, ampliação e construção de agroindústrias, aquisição de ordenhadeira, construção de cilo secador e aquisição de mudas de nogueira pecan.
Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Ademir João Santin, o objetivo do programa é incentivar projetos de diversificação na pequena propriedade rural. Ele explicou que as propostas dos produtores interessados são apresentadas à Secretaria Municipal de Agricultura e analisadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, passando também por uma avaliação técnica.
A Prefeita Kelly Moraes citou o orgulho de ter em nosso município produtores que buscam o crescimento. “Esse valor que estamos entregando vai servir para alavancar algumas pequenas propriedades, cuja produção gera renda e empregos” disse ela.
Para o Vice Prefeito Campis, as pequenas propriedades agrícolas tem fator importante para o município. “Uma de nossas idéias de governo é a diversificação de culturas, pois queremos ter uma agricultura familiar forte, oferecendo também mais qualidade de vida ao produtor rural de Santa Cruz” garantiu.
Para habilitar-se ao financiamento, conforme determinam a lei e a instrução normativa que regem o programa, o produtor deve ser proprietário de minifúndio e ter na atividade agropecuária sua principal fonte de renda, além de estar em dia com a Fazenda Municipal. Os recursos são destinados a custear projetos voltados à diversificação produtiva.
(Por Sancler Ebert, Gazeta do Sul, 23/07/2009)